quinta-feira, 21 de março de 2013


21/03/2013 - VISITA AO HOSPITAL SARAH

Levamos 06(seis) turmas do 6º ano no dia 21.03.2013 para participar do Programa de Prevenção de Acidentes, promovido pela Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. As professoras: Bernadete Campos, Janete Neto, Ivani Silva e Dirlene Gibran juntamente com a ASB nossa colega Sônia Maria acompanharam os alunos nesse dia.






















A foto acima foi tirada e postada pela professora Bernadete Campos no dia 21.03.13 na porta da Escola, dentro do ônibus. Nela estão os alunos da turma 604: Pâmela Dias, Lucas Gabriel, Luiz Fernando, Gabriel Soares, Rafael Henrique, Christian Oliveira, Bárbara Patrícia, Alícia Samara, Amanda Ellen, Jennifer Karolyne, Matheus Santana, Thiago Felipe e Isabela Cristina.


Agora na foto acima estão os alunos da turma 604 dentro do ônibus: Isabela Souza, Amanda Ellen, Jennifer Karolyne, Isabela Cristina, Amanda Gomes, Thamires Thauane e Matheus Santana. Foto tirada e postada em 21.03.13 pela professora Bernadete Campos.




Na foto ao lado temos os alunos da turma 604, dentro do ônibus: Isabela Souza, Amanda Ellen, Jennifer Karolyne, Isabela Cristina, Amanda Gomes, Thamires Thauane, Matheus Santana e Ana Vitória. Foto tirada e postada pela professora Bernadete Campos em 21.03.13.



Na foto acima temos osalunos da turma 603 no auditório do Hospital Sarah Kubstschek  que são: Maria Clara, Lorena Cássia, Renato  Júnio, Daniel Henrique, Tharcyo Augusto, Vitor Eduardo, Rafael Sacramento e  Cynthia Fernanda. Foto tirada e postada em 21.03.13 pela professora Bernadete Campos.























Na foto acima tirada e postada pela professora Bernadete Campos em 21.03.13 estão os alunos: Pâmela Dias, Alícia Samara, Bárbara Patrícia, Gerson Júnio, Christian Oliveira, Thiago Felipe, Ana Vitória e Marcos Ademildes.
































Na foto acima tirada pela professora Bernadete Campos e postada pela mesma professora em 21.03.13 estão nossos alunos:(1ª fila): Jennifer Karolyne, Amanda Ellen, Rafael Henrique, Gustavo Henrique, Tharcyo Augusto. (2ª fila):.............................................................
(3ª fila)Alícia Samara, Renato Júnio, Lorena Cássia, Ellen Cristina





















Na foto acima estão os alunos(1ª fila): Amanda Gomes, Isabela Cristina, João Pedro Gonçalves, Herich Júnio, Jennifer Karolyne, Amanda Ellen........

Foto tirada e postada pela professora Bernadete Campos em 21.03.13 pela professora Bernadete Campos.



























Na foto ao lado estão nossos alunos: ........






















Na foto ao lado estão nossos alunos:(1ª fila): Isabela Souza, Bárbara Patrícia e Alícia Samara(2ª fila): Marcos Ademides, Herich Vinícius, Ana Vitória
(da turma 604). Foto tirada e postada pela professora Bernadete Campos em 21.03.13.






PROJETO DE PREVENÇÃO - REDE  SARAH


De acordo com a explicação dada neste dia foi mostrado aos nossos alunos em uma linguagem simples e de fácil entendimento que dos pacientes internados por causas traumáticas que :

Ø  46% foram acidentados no trânsito;
Ø  seguindo-se armas de fogo;
Ø  quedas e mergulhos em águas rasas;
Ø   A pesquisa indica também, que a faixa etária de significativa proporção desses pacientes está entre 10 a 29 anos.
A palestra foi ilustrada por vídeos educativos embasados em informações médicas e científicas que permeiam diversas áreas do conhecimento aplicado e também vimos vários vídeos  com jovens acidentados que são tratados pela Rede Sarah


















O gráfico acima mostra a distribuição dos pacientes por causas externas:
Ø  38,5%  por acidentes de trânsito;
Ø  17,1% por quedas;
Ø  16,9% agressão por armas de fogo;
Ø  9,1% acidente em prática de esportes;
Ø  4,1% acidente por mergulho em água rasa e/ou desconhecidas;
Ø  14,0% outros motivos.




















O gráfico acima mostra a distribuição dos paciente vítimas de acidente de trânsito por causa de internação:
Ø  43,8% com lesão modular;
Ø  303% com lesão ortopédica;
Ø  19,6% com lesão cerebral;
Ø  4,3% com lesão neurológica;
Ø  2,0% outras lesões.

Falou-se da importância do uso de segurança tanto do motorista, de todos os passageiros, inclusive dos que estão no banco de trás. Que no momento da batida, o carro para instantaneamente; mas as pessoas dentro do carro não param. Por causa da velocidade, o corpo da pessoa continuará a "viagem" pesando quase uma tonelada. A maioria das colisões entre veículos é frontal. Em um acidente como esse, todos os ocupantes serão necessariamente arremessados na mesma direção e à mesma velocidade que o carro vinha desenvolvendo. Quem está no banco traseiro sem cinto, portanto, será jogado para frente a 60km/h., contra o encosto do banco dianteiro.




                CINTO DE SEGURANÇA 

                                                   É UMA QUESTÃO DE VIDA,

                                                                 É UM DEVER DE CIDADANIA.

                                        cinto de segurança -   use sempre.




ACIDENTE POR MERGULHO


Em nosso país existem mais de 8.000 km de belas praias, abundantes rios e cachoeiras são diversão garantida para todos os brasileiros. O lazer e a descontração escondem um grave risco que poucos conhecem. Esse risco está relacionado ao modo como as pessoas entram na água. E é um risco que atinge principlamente os homens. Pois desde pequenos, são habituados a entrar na água(seja em piscinas, rios ou  cachoeiras) mergulhando.
Em uma piscina é fácil conferir a profundidade, mas é quase impossível saber a profundidade quando se mergulha em um rio ou uma cachoeira. Nesses locais o nível da água muda ao longo do ano e também muda o fundo do local - pedras se deslocam, bancos de areia se formam. O peso do corpo em um mergulho nesses lugares agrava a fratura no pescoço e expõe a pessoa a um grande risco de lesão modular. Nesse caso, um ferimento que deixará a pessoa imediatamente tetraplégica: sem movimentos de braços e pernas.



Mas é fácil prevenir esse acidente:
  • Cuidado com os mergulhos de "ponta";
  • Saltos de pontes, árvores, barrancos ou pedras aumentam os riscos do acidente;
  • Verifique sempre a profundidade do local do mergulho.
______________________________________________________

Resolvi fazer uma pequena pesquisa sobre a Rede Sarah em nossa cidade:

                            SARAH BELO HORIZONTE

O SARAH Belo Horizonte, inaugurado em maio de 1997, possui capacidade instalada de 125 leitos.
Em 2012, realizou 240.115 atendimentos a pacientes. A média diária foi de 968 atendimentos. Realizou 3.011.726 procedimentos de assistência médica e reabilitação.
No SARAH Belo Horizonte, estão implantados os programas de reabilitação do lesado medular, do lesado cerebral adulto e do lesado cerebral infantil; de genética médica e de distúrbios neuromusculares assim como o programa complementar ortopédico clínico e cirúrgico.
Um antigo hospital geral, o SARAH Belo Horizonte foi totalmente reformado e transformado em centro de reabilitação com todos os recursos que permitem o diagnóstico e tratamento à semelhança da Unidade central em Brasília.
Endereço:
Av. Amazonas, 5953
Gameleira
CEP: 30.510-000 - Belo Horizonte - MG


                            A Rede SARAH

A Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação é constituída por nove unidades hospitalares localizadas em Brasília (DF), com um hospital e um Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP) e Belém (PA).
Cada hospital da Rede representa um espaço para reprodução e aperfeiçoamento dos princípios, conceitos e técnicas consolidados ao longo do tempo pelo SARAH Brasília. Os conceitos agregados e aplicados, no cotidiano, pelos profissionais que atuam aqui, transformaram o SARAH em centro de referência nacional e internacional.
Os hospitais da Rede caracterizam-se por uma cuidadosa integração de sua concepção arquitetônica aos princípios de organização do trabalho e aos diferentes programas de reabilitação, definidos conforme os indicadores epidemiológicos da região em que cada unidade está inserida. Dessa integração resultam, por exemplo, os amplos espaços dos hospitais SARAH, com seus solários e jardins, buscando sempre a humanização do ambiente hospitalar e as enfermarias coletivas, com o sistema de "assistência progressiva" com aproveitamento ótimo dos recursos disponíveis. Este sistema, pela primeira vez implantado no Brasil, data das origens do Projeto, caracterizando-se pela possibilidade de manter o paciente em locais de maior ou menor concentração de recursos humanos e materiais. Surgiu desse conceito a criação do "Primeiro Estágio" onde permanecem os doentes que necessitam de cuidados intensivos e frequentes, com a característica de permitir a presença de seus familiares.
Os ambientes foram cuidadosamente preparados para os pacientes das diversas especialidades médicas e terapêuticas, com piscinas, ginásios para fisioterapia, unidades de exames complementares ao diagnóstico, blocos de serviços operacionais, entre vários outros espaços.
Os hospitais da Rede SARAH estão interligados por tecnologias de telecomunicação desde 1997. Diagnósticos de patologias, casos e exames podem ser discutidos conjuntamente, em tempo real, por meio de videoconferência, pelas equipes das diversas unidades, multiplicando o potencial e o conhecimento do staff. Também se pode consultar todos os prontuários, que são eletrônicos (informatizados), de qualquer outra unidade, promovendo o mesmo nível de qualidade de atendimento em toda a Rede e permitindo permanentes interconsultas e programas de atualização.

































Um comentário:

  1. Fico muito feliz por terem ido ao Sarah!! Comecei o projeto com o Hospital Sarah e sempre que ligam confirmando já faço a inscrição para todo 6º anos. Mesmo não trabalhando na série; apostei no comprometimento de minhas amigas! Obrigada!

    ResponderExcluir